Tutorial - Configuração do Plano Referencial


Introdução

Para gerar os arquivos SPED-Contábil (ECD) é necessários configurar o Plano de Contas, vinculando cada conta analítica com uma conta do Plano Referencial publicado pela Receita Federal.

Como fazer no Rumo

Existem duas formas de configurar o Plano Referencial no Rumo.
  1. Configurar um grupo de contas e todas as suas contas filhas
  2. Configurar cada conta individualmente

Configurando um grupo de contas

A configuração de um grupo de contas está disponível no Rumo pela opção Apoio/Assistentes/Contábil/Configurar Plano Referencial. Com esta configuração você indica o código do Plano Referencial para uma determinada conta analítica e o Rumo ajusta todas as suas contas irmãs (do mesmo nível, no mesmo grupo) para o mesmo código.

Quando selecionada, a seguinte tela é mostrada:

Image


Nesta tela informe
  • Conta Referencial: Informe uma conta do Plano Referencial. Você pode informar um código, o nome de uma conta (ou parte dele) ou usar a [Lupa] para pesquisar o Plano Referencial.
  • Conta Contábil: Informe uma conta do Plano de Contas da Empresa.
  • Ajustar contas do mesmo nível: Selecione [Sim] para configurar todas as contas irmãs (do mesmo grupo e no mesmo nível) da conta informada. Selecionando [Não] somente a conta selecionada vai ser configurada.

Image


Configurar cada conta individualmente

Para configurar uma conta específica, altere o cadastro no Plano de Contas da Empresa.

  1. Abra o cadastro do Plano de Contas (-+Arquivos/Contabilidade/Plano de Contas+-) e localize a conta "BANCO DO BRASIL S/A - 31"

Image


  1. Clique no botão para alterar os dados da conta, e no campo Plano Ref. informe uma conta do Plano Referencial. Para informar a conta do Plano Referencial você pode:
    • Informar um código da conta
    • Informar um nome (ou parte dele) e pesquisar na lista
    • Clicar sobre o ícone da lupa ou pressionar F3 e selecionar uma conta da lista

Image


No nosso exemplo vamos selecionar a conta "Bancos - 5", visto ser uma conta de movimentação bancárias.

Image


Clique no botão [Gravar] para salvar as alterações da conta.

Como conferir

Para conferir a configuração do Plano Referencial o Rumo dispõem de uma listagem de inconsistência. Para ver a listagem, acesse Listagens/Contabilidade/Conferência do Plano Referencial. Após alguns instantes a listagem vai ser exibida. Esta listagem mostra 3 tipos de possíveis inconsistências:
Image
  1. Contas contábeis sem conta referencial associada: são as contas analíticas que não possuem associação com uma conta do Plano Referencial. Note que Todas as contas sintéticas que tiveram movimento no período devem estar associadas ao Plano Referencial.
  2. Grupos de contas contábeis com associações diferentes: acontece quando um grupo contém contas analíticas associadas a contas diferentes. Ex: a conta "DEPOSITOS BANCARIOS A VISTA" contém 2 contas analíticas de bancos, cada uma apontando para uma conta referencial diferente. Veja que essa inconsistência não é necessariamente um erro, e cada uma deve ser analisada individualmente, pos pode de fato acontecer de contas irmãs no Plano Contábil serem contas diferentes no Plano Referencial.
  3. Conta utilizada é de período anterior a 2009: acontece quando você fizer referência a uma conta cuja validade era até 31/12/2008 e não pode mais ser usada a partir de 2009. Deve ser corrigida antes de gerar o arquivo ECD.

Conclusão

A correta configuração do Plano Referencial agiliza a geração do arquivos SPED-ECD. Se a configuração estiver inconsistente o validador da RFB não valida o arquivo, e todo o trabalho de configuração deve ser revisto.

Portanto, cabe prestar bastante atenção nesta tarefa de importância extrema no SPED-ECD.